domingo, abril 16, 2006

Doce Páscoa!!!


O Coelhinho da Páscoa foi trazido para a América por imigrantes alemães em 1699. A festa tradicional da Páscoa associa a imagem do coelho a um símbolo de fertilidade. No antigo Egipto, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. O mais importante é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Eles geram grandes ninhadas. São notáveis por sua capacidade de reprodução. Pois a Páscoa é reprodução, renascimento, vida nova, portando o coelho simboliza fidedignamente esta realidade.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Já agora acrescento um pequeno contributo em relação à Páscoa.

A palavra Páscoa vem do hebreu Pessach que significa passagem, salto, pulo, e celebra o êxodo dos judeus do Egipto onde viviam escravizados, é a principal festa dos judeus e uma festa de libertação por excelência.
Os judeus celebram a Páscoa durante 7 dias a partir da noite de 14 de Nissan (o mês 7 do calendário judaico). No primeiro é celebrado a saída do Egipto e no último a passagem pelo mar vermelho. Entre outras há a tradição de neste período não comer pão nem alimentos levedados para recordar a pressa com que os hebreus, guiados por Moisés, saíram do Egipto sem que a massa do pão tivesse tempo de fermentar.

Para os cristãos na Páscoa celebra-se a paixão morte e ressurreição de Cristo – a morte de Cristo ocorreu no dia 16 de Nissan do calendário judaico. A Páscoa é uma festividade móvel. A data da Páscoa foi instituída pelo concílio de Niceia (ano 325) que resolveu um diferendo de datas entre os cristãos do Ocidente e os cristãos da Ásia Menor que a celebravam em datas diferentes. A partir do concílio de Niceia a Páscoa passou a ser celebrada “no domingo seguinte ao plenilúnio (lua cheia) que tivesse lugar no equinócio da primavera ou imediatamente a seguir”. Como a Lua Pascal é uma Lua média e não uma Lua astronómica, a data da Páscoa pode variar bastante, variando entre os extremos de 22 de Março e 25 de Abril.

Estas celebrações religiosas entrecruzaram-se com celebrações pagãs de início da primavera. Daí os símbolos do ovo e do coelho da Páscoa, símbolos de renovação e fertilidade por excelência e que remontam às mais antigas civilizações...

Já agora aqui fica a saudação pascal nalgumas línguas:

Alemão Schöne Ostern
Italiano: Buona Pasqua
Inglês: Happy Easter
Francês: Joyeuses Pâsques
Grego: Kalo Paska
Chinês: Fouai Hwo Gie Quai Le
Árabe: Eid-Foss'h Mubarak
ZC

5:33 da tarde  
Blogger Aprendiz said...

bem, o que dizer depois desta lição pascal...

Muito obrigada ZC!!!

beijitos

:o)

10:30 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home