terça-feira, fevereiro 14, 2006

oh..l'amour!!!


Que significado tem o dia dos namorados actualmente?

Artigo de Lana Harari

"Que significado tem o dia dos namorados actualmente? O que é que os namorados celebram nestes tempos em que o "amor cego" foi substituído pelo "amor prudente", um amor que leva os parceiros a viverem uma relação com precauções, empenhando-se para construí-la ao mesmo tempo em que deixam uma porta aberta para sair dela quando ela não os satisfizer mais? Não é fácil viver numa época como a de hoje, em que a liberdade individual e a auto-realização são as principais metas a serem alcançadas. Manter um laço a qualquer preço, nem pensar!

Em 1986, a historiadora Elisabeth Badinter disse: "Antes a solidão do que a coação!" Isso parece explicar o enorme crescimento do número de rompimentos de casal nos últimos anos.
É difícil conciliar individualidade e conjugalidade, viver uma vida pessoal - ocupar-se com a carreira profissional, ter amigos, interesses particulares - e uma vida de intimidade com o parceiro.
Ainda assim, as pessoas procuram-se, querem ficar juntas. É até mal visto "não ter namorado(a)".

A solidão é estigmatizante: "o que será que ele/ela tem de mal?" Em certos casos, a pessoa sozinha acha que tem algum problema, sua auto-imagem é afectada, ela sente que tem uma "deficiência" e isso reforça-se com a exclusão que ela sofre no grupo social. Há uma enorme pressão social que exige que a pessoa se apaixone, encontre o seu par - "a tampa da panela".
Homem e mulher são obrigados a fazer uma escolha romântica recíproca que só pode acontecer espontaneamente! Como sofre aquele que não teve a sorte de ser eleito para viver tal acontecimento da ordem do divino!

Uma vez formado o casal de namorados que conseguiram ter esse encontro, estes vão ter o privilégio de viver a magia da paixão. Os enamorados sentem que se bastam. A força da paixão faz a pessoa exagerar qualidades e minimizar os defeitos do outro, tornando-o desatento a tudo o que poderia inviabilizar a relação. O apaixonado vive emoções intensas de alegria, plenitude, mas também de frustração e medo de perder a pessoa sobre quem ele deposita tantas expectativas: de conseguir apoio para se realizar no trabalho ou para resolver conflitos familiares, de melhorar sua auto-estima ao ver sua imagem reflectida no olhar apaixonado do outro ou de se "contaminar" com as qualidades que ele admira no outro.

Essas expectativas, entretanto, são muitas vezes inconscientes e os desejos mais íntimos acabam por revelar-se de maneira inesperada. A mulher pode parecer querer casar-se para viver apaixonadamente com o marido, mas revelar mais tarde no casamento um forte desejo de independência, uma vontade de estudar e trabalhar e nenhuma vocação para a vida doméstica - ou vice-versa. Já o homem pode mostrar-se fiel durante anos, comprometido mesmo com a namorada e acabar nunca assumindo unir-se a ela por renovar todo os dias a sua escolha de morar sozinho."

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

FELIZ DIA DOS SOLTEIROS
Bom nao vou aqui criticar os acasalados porque o amor quando partilhado com a pessoa certa é benéfico ao corpo e á alma mas... realmente axo uma chatice que não aja mais respeito pelos solteiros, será assim tão dificil de perceber que há quem goste de estar sozinho e que isso nao é sinal de incompetencia nas artes de amar mas sim uma opção que traz tanta ou mais felicidade do que acasalar????
ponto um- ninguem está bem com outro se não estiver bem consigo próprio.
Ponto dois - é bom jantares a dois , filmes á lareira, etc etc mas tb é muito bom jantares a 20 ou 30, sexo indiscriminado ,orgias ( desculpa aprendiz vou por bolinha º ), tomar banho de imersao sozinho a ler um bom livro a ouvir a nossa musica,dormir numa cama só para nós, sair com quem se quer á hora que se quer para onde se quiser.
Enfim axo que há espaço para todas as modalidades mas ser solteiro é muito bom e estranhamente as pessoas acham estranho é quem se entrega aos outro antes de se entregarem a si próprios.

5:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boa, lolita! Conconcordo com tudo, mas não acho que exista menos respeito pelos solteiros. E os casados, ou acasalados, também podem ter jantares a 20, sexo indiscriminado e orgias eh eh...

roque

8:52 da tarde  
Blogger Aprendiz said...

Também concordo.
Penso que estar sozinho é, muitas vezes, uma opção. Uma forma de estar na vida ( talvez exigente ).
Claro que há momentos em que esse estigma é mais vincado ou apontado, e aí depende da capacidade de encaixe de cada um para ignorar esses apontamentos e seguir na sua.
No entanto, penso que, de uma forma muito geral, todas as pessoas procuram ou precisam de acasalar, nem que seja de vez em quando eheheh, mesmo sabendo que não é para sempre. Mas que seja bom.

O dia dos namorados segundo reza a lenda acontece porque o Frade Valentim foi decapitado no dia 14 de Fevereiro pelos romanos.
Isto porque tinha sido decretada a proibição de efectuar casamentos pois os romanos precisavam de homens para as batalhas, mas os homens recusavam-se cada vez mais a abandonar as suas esposas e namoradas. Sendo assim...acabava-se com os casamentos e não havia desculpas. Mas o S. Valentim à revelia das autoridades celebrava casamentos na clandestinidade, tendo por isso, sido castigado...

:o)

10:47 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Roque

Os acasalados orgias e sexo indiscriminado ainda acredito que aja , mas jantares a 20... duvido hihihiih

2:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home