segunda-feira, fevereiro 06, 2006

como é possível?

...que um editor da secção de cultura de um jornal que autoriza a publicação de artigos que provocam deliberadamente a ira e indignação de uma nação?
Esse senhor é responsável, de uma certa e grande forma, pelos incidentes nas embaixadas da Dinamarca.
Como é possível que um jornalista tenha o poder de pôr em causa a segurança e integridade física dos "estrangeiros", muitos jornalistas como ele próprio, que habitam ou permanecem nos países árabes, já por si, inflamados!
Não concordo com a justificação de "liberdade de expressão", neste caso concreto.
A partir do momento em que essa atitude provoque um ferido ou morto que seja, esse senhor editor não poderá voltar a dormir descansado.
E tudo em nome da liberdade de expressão.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Em relação a esse lado da questão concordo contigo. Por um lado a publicação dos cartoons (que eu não conheço) revela, no mínimo, falta de bom senso. E falta de respeito por uma religião. Se há coisas com que não se deve brincar é com a fé dos outros. Porque ninguém brinca com a(s) sua(s) própria(s) fé(s). E a liberdade de imprensa não permite tudo nem justifica tudo.
Mas acho que existe um outro lado da questão. As reacções são completamente desproporcionadas. Não me parece que a publicação de uns bonecos num jornal de província da Dinamarca mereça um alarido tão grande. Dá ideia, para não dizer evidência, que as reacções são instigadas. Que nascem do mal-estar latente que existe entre o mundo árabe e o ocidente. E que certas pessoas, ou grupos, ou governantes, esperavam apenas um pretexto para acicatar os ânimos. E outros pretextos vão dar lugar a outros problemas quiçá ainda mais graves. É só uma questão de tempo. Há muitos problemas em aberto...

12:09 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ah, esqueci-me de assinar:
ZC

12:10 da manhã  
Blogger Aprendiz said...

verdade ou inconsequência?

as consequências de um acto inconsequente estão à vista!

Continuo a dizer que não concordo com a provocação...

kiss

:o)

9:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Desculpa Aprendiz, mas discordo totalmente da tua posição. Ao baixarmos a cabeça perante a "fúria" islâmica, não estaremos a auto-condenarmo-nos por viver em democracia e liberdade de expressão? O que é intolerável é a tolerência ao extremismo e, pior, é a subserviência que tristemente demonstramos a desculparmo-nos perante o Islão.

9:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home