domingo, agosto 28, 2005

Apontamentos - O tédio é a raiz de todos os males

"Não admira, pois, que o mundo vá de mal a pior e que os males aumentem cada vez mais, à medida que aumenta o tédio, e o tédio é a raiz de todo o mal. A história deste pode acompanhar-se desde os primórdios do mundo. Os deuses estavam entediados, pelo que criaram o homem. Adão estava entediado por estar sozinho, e por isso foi criada Eva. Assim o tédio entrou no mundo e aumentou na proporção do aumento da população. Adão aborrecia-se sozinho, depois Adão e Eva aborreceram-se juntos, depois Adão e Eva e Caim e Abel aborreceram-se en famille; depois a população do mundo aumentou e os povos aborreceram-se en masse. Para se divertirem congeminaram a ideia de construir uma torre tão alta que chegasse ao céu. Esta ideia, por sua vez, é tão aborrecida como a torre era alta, e constitui uma prova terrível de como o tédio se tornou dominante."

Soren Kierkegaard, in 'Ou/Ou'

Comentário Aprendiz:
Fazendo uma viagem no tempo para a actualidade, de facto, cada vez mais se verifica a tentativa desesperada dos Humanos "fugirem ao tédio" e acabam presos a essa mesma preocupação de fuga e escape.
Esquecem-se porém, que para mais longe que possam ir, por mais actividades que possam ter, por mais altas hierarquias que possam atingir, é dentro de si mesmos que se encontra a possibilidade de dominar ou combater o tédio, a inércia, a falta de iniciativa.
Hoje em dia, um noticiário sem catástrofes, sem desastres é um noticiário entediante. Hoje em dia um filme a preto e branco, sem violência, sem sexo, sem efeitos especiais...para a grande maioria das pessoas, é "boring", hoje em dia uma empresa sem acesso à internet é uma secaaaaaaaa!
A infelicidade pessoal e a constante busca de distração(não interessa como ) provoca o tédio. Nem que seja para não se pensar muito da realidade. Para não se tomar consciência.
É tomar o comprimido e deixar andar...

E tu? costumas aborrecer-te com o quê?

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

aborreço-me com o desinteresse geral que existe entre as pessoas.
Não queremos saber quem mora ao nosso lado e nem esperamos para ouvir a resposta à nossa pergunta se está tudo bem!!! É bom que esteja e se não estiver é melhor dizer que estamos...
Ninguém quer saber de ninguem.
Já não se ama como antigamente, no melhor e o pior, na pobreza e na riqueza, na saúde e na doença... Apenas aturamos as coisas boas e o resto é melhor virar costas!!!

Quero o amor intenso e desinteressado de volta...
Quero que a minha vizinha do lado se preocupe se estou doente e me leve um bolinho...
Quero que me escutem mesmo se eu não quiser falar!!!

O egoismo aborrece-me

4:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home