sábado, dezembro 03, 2005

escrever-te-ei até que os dedos me doam...

O meu amigo Salvador disse-me um dia “Pára!” e eu pensei: “Páro? Mas porquê parar?” e ele respondeu “para tomares alento e escreveres”, e acrescentou “o que escreveres não tem que ser literário”.
Mas parar? Parar de pensar? De ver? De sentir? Impossível! Não consigo parar.
Alento? Será inspiração, ânimo ou coragem? De onde vem a inspiração? Provavelmente diz-se que se está inspirado, quando vem a coragem e se ganha ânimo em registar momentos apaixonantes, quer sejam de desejo, alegria ou tristeza.
Escrever é um desabafo, um extravasar de conhecimentos, pensamentos e sentimentos, de razões, questões, de políticas e religiões. É partilhar, é pensar, é mostrar, é ensinar, é aprender, é descobrir, é amar, é odiar, é criticar, é rir, é chorar.
O lido e o leitor. Dois perfeitos desconhecidos. O lido, quando tem a sorte de ir parar às mãos do leitor, quando tem a sorte de ser lido pelos olhos do leitor, quando se congratula com o facto de ter sido escolhido de entre a panóplia de outros por ler, fica à mercê do entusiasmo, do gosto, do interesse, da persistência, deste.
O leitor apodera-se do lido. Mas antes o lido, quando se estava a escrever, já tinha invadido os lugares comuns que habitam o outro. Por isso é normal dizer-se: “identifico-me com o que está escrito” ou então “ há uma passagem, uma descrição que despoleta uma lembrança, uma associação”. Quem disser que “isto nunca me aconteceu” mente.
Será que parar é saber antes o que se vai escrever e depois escrever?
Ou é pensar antes de escrever e saber parar?

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Quem diria... um blog! :)

7:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu não concordo com o Salvador...sou adepta de uma abordagem mais surrealista...deixa que a escrita se sirva de ti e não o contrário...

7:11 da tarde  
Blogger Aprendiz said...

Olá a.rolf!

A questão aqui é tentar perceber porque é que se escreve, para quê e para quem, e o que é que se escreve, como, quando, etc...
E antes de se escrever seja o que for, será que se sabe antecipadamente o que vai sair ao correr da pena?melhor dizendo, actualmente, ao correr do teclado?

:o)
beijitos

10:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home